Existem muitas técnicas para lavar os dentes, mas poucas são efetivamente eficazes.
Por isso, vamos ensinar-vos a técnica que é mais eficaz, por estar adaptada à nossa anatomia e hábitos comportamentais. Ao aplicá-la, os vossos dentes ficarão mais limpos, as bactérias não se irão acumular e as gengivas permanecerão saudáveis.
Regra geral: começar sempre pelos locais mais difíceis
Normalmente, começamos a lavagem dos dentes por escovar os dentes da frente, ignorando, muitas vezes, a parte interior dos dentes e os molares posteriores. É por isso que estas áreas são as mais propensas à formação de cáries.
Assim, deveremos adquirir o hábito de começar a lavagem dos dentes pelas áreas mais difíceis e terminá-la pelos locais de mais fácil acesso:
- Começamos pelos dentes de baixo e pelo fundo da boca, iniciando a escovagem pela parte interior e inferior do dente mais ao fundo e, a partir daí, escovando dente a dente;

2. Após lavar a parte interior de todos os dentes de baixo, repetimos o processo na parte de fora. Caso haja alguma área mais problemática ou que tenhamos tendência a esquecer-nos de lavar, poderemos começar logo por aí;

3. Terminamos a lavagem da dentição inferior pela parte de cima dos dentes (aquela que usamos para mastigar), certificando-nos de que prestamos a devida atenção à parte de trás dos dentes molares – os dentes que utilizamos para mastigar;

4. De seguida, iniciamos a escovagem da dentição superior exatamente da mesma forma que usámos para os dentes de baixo: escovando, dente a dente, a parte de dentro de cada um;

5. Passamos para a parte de fora dos dentes de cima;

6. Por fim, escovamos a parte dos dentes que utilizamos para mastigar.

Durante a escovagem, deveremos certificar-nos que metade dos filamentos da escova estão nos dentes e a outra metade nas gengivas. Ao escovar a parte exterior, deveremos segurar a escova de dentes horizontalmente. Quanto ao interior, é importante assegurar apenas que os filamentos estão no sulco (isto é, o “pescoço” do dente), durante a lavagem.
Lavar os dentes segurando a escova de dentes como uma caneta
Pode parecer estranho, mas é eficaz: para lavar os dentes corretamente, deveremos segurar a escova da mesma forma como agarramos numa caneta. Desta forma, garantimos que não pressionamos demasiado os dentes e que a escova ficará corretamente encaixada na mão, num ângulo de 45º.
Segurar a escova num ângulo de 45º, de forma a limpar as bactérias da linha da gengiva
Porquê um ângulo de 45º? As bactérias e a placa bacteriana escondem-se, geralmente, na linha da gengiva – o sulco. Para nos livrarmos delas de forma mais eficaz, devemos inclinar ligeiramente a escova em direção ao sulco.
Posicionar a escova de modo a que metade fique nos dentes e metade nas gengivas
Uma vez que é na linha da gengiva que as bactérias se alojam, a escova de dentes – que deve ser de cabeça macia – deve ser posicionada de forma a que metade cubra os dentes e a outra metade a gengiva. Aplicando uma pressão mínima, devemos, de seguida, mover a escova em pequenos círculos.
Além disso, não devemos esquecer a precisão, pois, caso contrário, as bactérias irão acumular-se. Quando nos apressamos a lavar os dentes, podemos ganhar o hábito de ignorar a limpeza de certas zonas. Ao descuidarmo-nos regularmente, estaremos a permitir que a placa bacteriana se desenvolva, crie cáries, inflame as gengivas ou se transforme em tártaro. As partes que negligenciarmos agora terão um maior risco de formação de cáries e inflamação das gengivas, no futuro.
Lamber os dentes para perceber se estão bem lavados
Não sabem como testar se os dentes estão realmente limpos? É simples: basta lambê-los. Ao passar a língua na superfície dos dentes, esta deve apresentar-se lisa como um vidro. Caso alguns dentes ainda estejam ásperos, poderemos usar utensílios de limpeza mais precisos, tais como um escovilhão.

Fonte:
Always start with the most difficult places: A proper toothbrushing technique that actually works [Internet]. Gently. 2019 [citado 12 de Janeiro de 2022]. Disponível em: https://gently.curaden.com/always-start-with-the-most-difficult-places-a-proper-toothbrushing-technique-that-actually-works/