O desempenho escolar não pode ser medido apenas pelos resultados quantitativos obtidos pelas crianças e adolescentes. Assim, é importante compreender a forma como a falta de sono pode afetar a população em idade escolar, de forma a que os pais possam tomar medidas a tempo, para que o problema não se torne persistente.
Ao longo de uma noite, a atividade cerebral difere consoante as várias fases de sono pelas quais passamos.1 Existem dois tipos de sono: o sono REM (rapid eyes movement, ou seja, movimentos oculares rápidos) e o sono não REM, ambos essenciais para a consolidação da nossa memória.2
Na infância, fase crítica para o desenvolvimento do sistema nervoso central, a duração de cada uma destas fases desempenha um papel fulcral na aquisição das funções cognitivas.3 Assim, uma boa higiene de sono garante o desenvolvimento de capacidades essenciais para alcançar um adequado desempenho académico:
- Promove a atenção, a memória e o pensamento analítico4;
- Melhora o estado de alerta5;
- Agiliza o pensamento, melhorando o reconhecimento das informações mais importantes que devem ser retidas e a capacidade de as analisar4,6;
- Estimula a criatividade4;
- Promove a resiliência e o controlo emocional, diminuindo problemas comportamentais7.
Impacto da falta de sono no desempenho escolar
O desempenho escolar não pode ser medido apenas pelos resultados quantitativos obtidos pelas crianças e adolescentes (ou seja, pelas notas dos testes ou do final dos períodos), já que existem muitos outros aspetos implicados no sucesso escolar. Assim, é importante compreender a forma como a falta de sono pode afetar a população em idade escolar, de forma a que os pais possam tomar medidas a tempo, para que o problema não se torne persistente.3
A sonolência excessiva – que pode levar a que as crianças adormeçam na sala de aula – e sua consequente implicação na capacidade de atenção e de foco são a consequência mais óbvias da privação de sono.4,6 No entanto, os seus efeitos nas crianças e jovens estão presentes em muitos outros aspetos que, direta e indiretamente, afetam o aproveitamento escolar6:
- A memória fica prejudicada, tornando mais difícil a consolidação de memórias, a recuperação de informação armazenada e a lembrança de passos sequenciais (como, por exemplo, as etapas de uma experiência científica ou a sequência de notas musicais para interpretar uma música);
- A capacidade de tomar decisões fica limitada e o risco de agressividade aumenta, o que pode conduzir a problemas disciplinares;
- A propensão para a tristeza, a irritabilidade e até mesmo a depressão e a ansiedade aumenta, tendo em conta que o sono é responsável pela regulação emocional, afetando o humor;
- O risco de défice de atenção e hiperatividade aumenta.
Na verdade, quanto mais nova for a criança, maiores serão as consequências negativas da privação de sono: enquanto, em crianças mais novas, a privação de sono resulta mais facilmente em comportamentos hiperativos, nas mais velhas são mais frequentes a sonolência, a agressividade e a propensão para comportamentos de risco.3
Dicas para uma boa higiene de sono em crianças
Reconhecida a importância do sono para a consolidação das capacidades responsáveis pelo bom desempenho escolar e conhecidas as consequências da privação de sono em crianças e jovens, surge a questão: como assegurar a quantidade e a qualidade do sono nas crianças? A National Sleep Foundation faz as seguintes recomendações5:
- Intercalar, de forma equilibrada, as obrigações escolares com momentos de descanso e lazer;
- Estabelecer horários regulares para deitar e levantar;
- Evitar os ecrãs no quarto e, principalmente, na cama (mesmo durante o dia);
- Manter uma dieta equilibrada e saudável;
- Bloquear a entrada de luz no quarto ou, em caso de a criança ter medo do escuro, usar uma luz de presença noturna;
- Manter o quarto silencioso;
- Evitar cafeína, refeições pesadas e doces antes de dormir;
- Manter o quarto a uma temperatura não superior a 20ºC. Uma vez que os seus corpos são mais pequenos e ainda em desenvolvimento, estes têm mais sensibilidade a variações da temperatura.
Referências
- Suni E, Dimitriu A. Mental Health and Sleep [Internet]. Sleep Foundation. 2020 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/mental-health
- Brain Basics: Understanding Sleep [Internet]. [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.ninds.nih.gov/Disorders/patient-caregiver-education/understanding-sleep
- Estevão MH. Sabe que um bom sono pode ajudar o seu filho a ter melhores resultados na escola? [Internet]. Associação Portuguesa do Sono. 2016 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.apsono.com/pt/noticias/noticias-do-sono/24-noticias/noticias-do-sono/97-sabe-que-um-bom-sono-pode-ajudar-o-seu-filho-a-ter-melhores-resultados-na-escola
- Suni E, Dimitriu A. Sleep for Teenagers [Internet]. Sleep Foundation. 2009 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/teens-and-sleep
- Aguilar D, Vyas N. Children and Sleep [Internet]. Sleep Foundation. 2020 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/children-and-sleep
- Suni E, Vyas N. Can School Performance Be Improved With Good Sleep? [Internet]. Sleep Foundation. 2021 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/children-and-sleep/sleep-and-school-performance
- Hairston IS, Conroy DA, Heitzeg MM, Akbar NZ, Brower KJ, Zucker RA. Sleep mediates the link between resiliency and behavioural problems in children at high and low risk for alcoholism. J Sleep Res [Internet]. Junho de 2016 [citado 12 de Abril de 2021];25(3):341–9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26853891/