Como o sono afeta o aproveitamento escolar

O desempenho escolar não pode ser medido apenas pelos resultados quantitativos obtidos pelas crianças e adolescentes. Assim, é importante compreender a forma como a falta de sono pode afetar a população em idade escolar, de forma a que os pais possam tomar medidas a tempo, para que o problema não se torne persistente.

Ao longo de uma noite, a atividade cerebral difere consoante as várias fases de sono pelas quais passamos.1 Existem dois tipos de sono: o sono REM (rapid eyes movement, ou seja, movimentos oculares rápidos) e o sono não REM, ambos essenciais para a consolidação da nossa memória.2 

Na infância, fase crítica para o desenvolvimento do sistema nervoso central, a duração de cada uma destas fases desempenha um papel fulcral na aquisição das funções cognitivas.3 Assim, uma boa higiene de sono garante o desenvolvimento de capacidades essenciais para alcançar um adequado desempenho académico:

  • Promove a atenção, a memória e o pensamento analítico4;
  • Melhora o estado de alerta5;
  • Agiliza o pensamento, melhorando o reconhecimento das informações mais importantes que devem ser retidas e a capacidade de as analisar4,6
  • Estimula a criatividade4;
  • Promove a resiliência e o controlo emocional, diminuindo problemas comportamentais7.

Impacto da falta de sono no desempenho escolar

O desempenho escolar não pode ser medido apenas pelos resultados quantitativos obtidos pelas crianças e adolescentes (ou seja, pelas notas dos testes ou do final dos períodos), já que existem muitos outros aspetos implicados no sucesso escolar. Assim, é importante compreender a forma como a falta de sono pode afetar a população em idade escolar, de forma a que os pais possam tomar medidas a tempo, para que o problema não se torne persistente.3

A sonolência excessiva – que pode levar a que as crianças adormeçam na sala de aula – e sua consequente implicação na capacidade de atenção e de foco são a consequência mais óbvias da privação de sono.4,6 No entanto, os seus efeitos nas crianças e jovens estão presentes em muitos outros aspetos que, direta e indiretamente, afetam o aproveitamento escolar6:

  • A memória fica prejudicada, tornando mais difícil a consolidação de memórias, a recuperação de informação armazenada e a lembrança de passos sequenciais (como, por exemplo, as etapas de uma experiência científica ou a sequência de notas musicais para interpretar uma música);
  • A capacidade de tomar decisões fica limitada e o risco de agressividade aumenta, o que pode conduzir a problemas disciplinares;
  • A propensão para a tristeza, a irritabilidade e até mesmo a depressão e a ansiedade aumenta, tendo em conta que o sono é responsável pela regulação emocional, afetando o humor; 
  • O risco de défice de atenção e hiperatividade aumenta.

Na verdade, quanto mais nova for a criança, maiores serão as consequências negativas da privação de sono: enquanto, em crianças mais novas, a privação de sono resulta mais facilmente em comportamentos hiperativos, nas mais velhas são mais frequentes a sonolência, a agressividade e a propensão para comportamentos de risco.3

Dicas para uma boa higiene de sono em crianças

Reconhecida a importância do sono para a consolidação das capacidades responsáveis pelo bom desempenho escolar e conhecidas as consequências da privação de sono em crianças e jovens, surge a questão: como assegurar a quantidade e a qualidade do sono nas crianças? A National Sleep Foundation faz as seguintes recomendações5:

  • Intercalar, de forma equilibrada, as obrigações escolares com momentos de descanso e lazer;
  • Estabelecer horários regulares para deitar e levantar;
  • Evitar os ecrãs no quarto e, principalmente, na cama (mesmo durante o dia);
  • Manter uma dieta equilibrada e saudável;
  • Bloquear a entrada de luz no quarto ou, em caso de a criança ter medo do escuro, usar uma luz de presença noturna;
  • Manter o quarto silencioso;
  • Evitar cafeína, refeições pesadas e doces antes de dormir;
  • Manter o quarto a uma temperatura não superior a 20ºC. Uma vez que os seus corpos são mais pequenos e ainda em desenvolvimento, estes têm mais sensibilidade a variações da temperatura.

Referências

  1. Suni E, Dimitriu A. Mental Health and Sleep [Internet]. Sleep Foundation. 2020 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/mental-health
  2. Brain Basics: Understanding Sleep [Internet]. [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.ninds.nih.gov/Disorders/patient-caregiver-education/understanding-sleep
  3. Estevão MH. Sabe que um bom sono pode ajudar o seu filho a ter melhores resultados na escola? [Internet]. Associação Portuguesa do Sono. 2016 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.apsono.com/pt/noticias/noticias-do-sono/24-noticias/noticias-do-sono/97-sabe-que-um-bom-sono-pode-ajudar-o-seu-filho-a-ter-melhores-resultados-na-escola
  4. Suni E, Dimitriu A. Sleep for Teenagers [Internet]. Sleep Foundation. 2009 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/teens-and-sleep
  5. Aguilar D, Vyas N. Children and Sleep [Internet]. Sleep Foundation. 2020 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/children-and-sleep
  6. Suni E, Vyas N. Can School Performance Be Improved With Good Sleep? [Internet]. Sleep Foundation. 2021 [citado 12 de Abril de 2021]. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/children-and-sleep/sleep-and-school-performance
  7. Hairston IS, Conroy DA, Heitzeg MM, Akbar NZ, Brower KJ, Zucker RA. Sleep mediates the link between resiliency and behavioural problems in children at high and low risk for alcoholism. J Sleep Res [Internet]. Junho de 2016 [citado 12 de Abril de 2021];25(3):341–9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26853891/