Saber quando é necessário comprar um novo champô ou uma nova pasta de dentes é simples: é quando a embalagem está a acabar. E uma escova de dentes: sabem quando devem substituí-la?
A escova de dentes é um utensílio de higiene oral que deve ser usado durante, aproximadamente, três meses, mas muitos de nós ignoramos a importância deste conselho tão simples. Há duas razões pelas quais a escova de dentes deve ser substituída regularmente: em primeiro lugar, devido ao desgaste, os filamentos começam a dobrar-se, o que resulta na perda de capacidade de remoção da placa bacteriana. A segunda razão é a rápida acumulação de bactérias, que tendem a crescer muito mais rapidamente em ambientes húmidos.
Como cuidar da escova de dentes?
Antes de falarmos em substituição, é muito importante ter em conta os cuidados básicos que devemos ter durante o tempo de vida útil da escova de dentes. Assim, enxaguá-la após cada utilização e deixá-la secar em posição vertical é muito importante.
De notar que não é necessário cobrir a escova de dentes com uma tampa, já que o único objetivo desses objetos de plástico é proteger a escova durante eventuais transportes. Isto porque ao cobrir a cabeça da escova de dentes, estaremos a oferecer às bactérias um ambiente propício para se multiplicarem, já que a tampa não deixará os filamentos secarem adequadamente, criando-se, dessa forma, humidade, o ambiente ideal para o crescimento das bactérias.
Sinais de desgaste na escova de dentes
Poderão pensar que as escovas de dentes desenhadas com um número elevado de filamentos, como é o caso das escovas de dentes da Curaprox, são mais propícias a um desgaste mais rápido. No entanto, isso não é verdade! A verdade é que os seus filamentos ultrafinos são projetados e testados para manter os dentes saudáveis, durante três meses de uso diário.
Assim, caso a escova apresente desgaste ou filamentos dobrados após apenas alguns dias ou semanas de uso, o mais provável é que estejamos a fazer algo errado, como, por exemplo, aplicar demasiada pressão na escovagem. Isto significa, ao mesmo tempo, que não estaremos a escovar os dentes corretamente.
Substituir a escova de dentes depois de uma doença
Apesar de os três meses serem, então, o intervalo adequado para a troca da escova de dentes, há uma exceção que faz com que ela deva ser substituída antes: situações de doença.
Mesmo quando a escova de dentes ainda não aparenta a necessidade de ser substituída, quando ficamos doentes, nomeadamente com infeções virais ou bacterianas, é aconselhável trocarmos de escova de dentes, assim que estivermos recuperados. Assim, mesmo após uma simples constipação, não devemos hesitar: é hora de substituir a escova de dentes.
Substituir a escova de dentes: qual escolher?
Dentistas de todo o mundo recomendam a eficiência da escova de dentes Curaprox CS 5460. Além de ser desenhada para proporcionar uma limpeza completa e suave dos dentes, os profissionais recomendam-na, porque:
- os seus filamentos ultra finos e compactos conferem-lhe um excecional poder de limpeza;
- a sua cabeça é ligeiramente inclinada, de modo a facilitar a limpeza de todas as zonas da boca, incluindo as mais difíceis;
- os seus filamentos com apenas 0,1 milímetros de diâmetro fazem dela uma escova extremamente suave;
- o seu cabo em forma de octógono facilita a formação de um ângulo correto para a escovagem dos dentes.
Isto significa, então, que a Curaprox CS 5460 é uma escova de confiança para remover a placa bacteriana, prevenir os danos no esmalte e cuidar dos nossos dentes e gengivas de forma suave e eficaz.

Fontes:
- How often should you replace your toothbrush? [Internet]. CURAPROX. [citado 4 de outubro de 2022]. Disponível em: https://curaprox.ca/blog/post/how-often-should-you-replace-your-toothbrush
- Clean Teeth: The ultimate guide [Internet]. CURAPROX. [citado 4 de outubro de 2022]. Disponível em: https://curaprox.ca/blog/post/clean-teeth-the-ultimate-guide