Neste guia, iremos percorrer tudo o que é necessário saber sobre o escovilhão interdentário: para que serve e como é que ele pode proteger os nossos dentes e gengivas.
Durante muito tempo, a limpeza interdentária era considerada apenas um meio secundário de prevenção para pessoas com algum problema ao nível das gengivas, de forma a minimizar e reverter os seus efeitos. Assim, os escovilhões costumavam ser muito grossos para o uso em gengivas saudáveis, só sendo possíveis de usar na limpeza de grandes espaços entre os dentes.
Porém, os mais recentes avanços na tecnologia da limpeza interdentária vieram permitir tornar estes escovilhões muito mais finos, tornando-os aptos para o uso em gengivas saudáveis, como forma de prevenção de certos tipos de problemas gengivais (e não como remédio, após os danos já estarem feitos).
O que é a escovagem interdentária?
Na boca de qualquer pessoa, entre dois dentes há sempre um espaço. Seja ele muito pequeno ou facilmente visível, ele existe sempre, já que os dentes não são perfeitamente direitos, ou seja, eles são mais largos na coroa e mais finos na raiz, fazendo com que sobre sempre algum espaço entre dois dentes que se encontram lado a lado.
Sendo este espaço inacessível à escova de dentes, é impossível alcançá-lo durante a escovagem dos dentes. Por conseguinte, as bactérias acumulam-se no espaço interdentário, podendo ali permanecer durante longos períodos de tempo, criando lixo tóxico que enfraquece o esmalte e irrita as gengivas, podendo, deste modo, causar queda de dentes e doenças orais. Além disso, a acumulação e reprodução de bactérias entre os dentes é ainda responsável pela formação de mau hálito.
Assim, para prevenir estes efeitos indesejados, é necessário destruir as colónias de bactérias que se acumulam entre os nossos dentes. Para tal, necessitamos de: uma escova especial, pequena o suficiente para caber entre os nossos dentes, suficientemente suave para não danificar o esmalte nem as gengivas, mas com poder para limpar com eficácia quaisquer resíduos.
É, então, nesta fase que entra a escovagem interdentária e o escovilhão Curaprox® CPS Prime, especialmente desenhado para cumprir todos estes requisitos:
- Hastes ultra-finas, para caberem nos espaços interdentários;
- Filamentos macios de de elevada intensidade, para uma limpeza eficiente;
- Possibilidade de substituir as cabeças (e sistema de encaixe fácil);
- Cabo ergonómico.
Por que não usar apenas fio dentário?
O fio dentário foi bastante revolucionário no seu tempo, mas, agora, o controlo da lavagem interdentária tem de ser assumido pelo escovilhão.
Sendo eficaz no encaixe entre os dentes da frente e possibilitando também a remoção de parte da placa bacteriana entre dentes, é impossível que o fio dentário alcance todos os recantos do espaço interdentário. Isto porque o fio apenas permite a limpeza de superfícies regulares, ou seja, não alcança as superfícies irregulares e as bolsas periodontais.
Quando devemos usar um escovilhão interdentário?
Os escovilhões são aptos ao uso por qualquer pessoa, para prevenção de problemas relacionados com a saúde oral, já que alcançam zonas impossíveis de alcançar pela escovagem de dentes tradicional. Assim, é recomendável adotar a seguinte rotina:
- Limpar os espaços entre os dentes uma vez por dia, antes de dormir;
- Limpar todos os espaços, tanto na parte superior como na parte inferior da boca;
- Em cada espaço, empurrar suavemente o escovilhão e, de seguida, puxá-lo para fora.
Caso nunca tenha usado um escovilhão interdentário, é possível que as gengivas sangrem. Esse sangramento é sinal da presença de uma inflamação nas gengivas, que poderá ser reduzida com o uso adequado do escovilhão interdentário, devendo a redução do sangramento começar a ocorrer entre 3 a 7 dias após o início da limpeza interdentária.
O que devemos ter em conta num escovilhão?
Tamanho
O escovilhão interdentário deve ser adequado ao tamanho do espaço entre os dentes de cada pessoa. Por isso, é recomendável que esse espaço seja medido pelo dentista, para saber a medida exata.
Suavidade e eficiência
Os filamentos do escovilhão têm de ser suaves ao ponto de não danificar os dentes nem irritar as gengivas.
Manutenção e reutilização
Alguns escovilhões interdentários são de uso único. No entanto, a Curaprox® opta pela minimização do desperdício de plástico e usa um sistema reutilizável, que é melhor para o planeta e mais económico, a longo prazo. Assim, a cabeça do escovilhão pode ser substituída quando necessário.
Quais os primeiros passos da limpeza interdentária com um escovilhão?
Independentemente da condição de saúde oral de cada pessoa, todos podem beneficiar da limpeza interdentária, logo, é melhor não adiar o início desta prática. Para tal:
- Marcar uma consulta com o médico dentista, para fazer um check-up à saúde oral e medir o espaço entre os dentes;
- Adquirir o escovilhão interdentário adequado ao tamanho;
- Começar a limpar os espaços interdentários todos os dias, incluindo esta prática na rotina quotidiana de higiene oral.

Fonte:
- Interdental brushing: everything you need to know [Internet]. Gently by Curaden. 2020 [citado 20 de outubro de 2022]. Disponível em: https://gently.curaden.com/interdental-brushing-everything-you-need-to-know/