Um gelado vegan e saudável com apenas dois (ou três) ingredientes? É possível e esta receita é a prova disso mesmo!
Os produtos vegan estão a ganhar cada vez mais adeptos, não só entre quem segue este estilo de vida, mas também entre pessoas que, pelos mais diversos motivos, preferem eliminar (completa ou parcialmente) os produtos de origem animal da sua dieta. Porém, nem sempre um produto vegan significa, necessariamente, uma opção saudável.
É o que acontece, por exemplo, com os gelados que encontramos à venda nos supermercados: existem cada vez mais opções em que os produtos de origem animal não fazem parte da lista de ingredientes, mas a quantidade de açúcar que contêm fazem com que estes devam ficar de fora de quem deseja uma sobremesa saudável. Por isso, nada melhor do que preparar o nosso próprio gelado vegan em casa.
Nesta receita saudável, escusado será dizer que o açúcar não entra! O segredo para a doçura deste gelado está, assim, na escolha das bananas. No entanto, caso sejamos muito gulosos, podemos acrescentar à nossa receita um adoçante natural: o mel.
Gelado vegan de banana
Ingredientes:
- 3 bananas maduras previamente congeladas*
- 2 colheres de sopa de bebida vegetal de amêndoa
- 1 colher de sopa de mel (opcional)
*Como congelar bananas:
- Escolher bananas maduras (quanto mais manchas castanhas a banana tiver na casca, mais doce será e, por isso, mais sabor dará ao gelado);
- Descascar as bananas;
- Cortar cada banana em três ou quatro pedaços;
- Colocar os pedaços num saco de congelação;
- Levar ao congelador durante 4 a 6 horas.
Modo de preparação:
- Num liquidificador ou num processador de alimentos, colocar os pedaços de banana congelada e acrescentar uma colher de sopa de bebida vegetal de amêndoa;
- Começar a triturar a banana, pausando, de vez em quando, o funcionamento do processador para, com a ajuda de uma colher, ir empurrando os pedaços maiores de banana na direção da lâmina;
- Acrescentar mais uma colher de sopa de bebida vegetal (se a mistura ficar suficientemente cremosa antes deste passo, este poderá ser ignorado);
- Continuar a misturar os ingredientes até obter uma mistura cremosa (exatamente como a dos gelados que comemos na geladaria, sabem?).
Nesta altura, o nosso gelado vegan está já pronto a consumir. Porém, como começámos por dizer, caso desejemos torná-lo um pouco mais doce – e uma vez que o açúcar refinado está fora de questão nesta receita – podemos:
- Acrescentar uma colher de sopa de mel e misturar novamente todos os ingredientes no processador.
Agora, podemos servir o gelado de imediato. Caso prefiramos guardá-lo, deveremos verter a mistura para um recipiente de vidro com tampa, antes de colocar o gelado no congelador.
É hora de desfrutar!