Guia para cuidar das suas gengivas

Neste Dia Mundial da Saúde Periodontal, mostramos como cuidar das gengivas, de forma a usufruir de uma melhor saúde oral, o que, por sua vez, traz benefícios para todo o nosso corpo.

O que são doenças gengivais?

Apesar de o sangramento das gengivas ser um problema comum, este deve ser tratado como um sinal de alerta, pois pode indicar o início de uma doença gengival conhecida como gengivite. Além do sangramento, a aparência escura das gengivas, a sua sensibilidade e a presença de mau hálito podem também ser sinais desta doença, cuja principal causa é a acumulação de placa bacteriana. 

A boa notícia é que, em muitos casos, a prevenção e o tratamento da gengivite passam pela manutenção de uma boa rotina de saúde oral. No entanto, se não for atempadamente tratada, a gengivite pode avançar para uma outra doença: a periodontite. Esta consiste numa inflamação nos tecidos que sustêm os dentes e os mantêm no seu devido lugar. Caso não seja tratada, a periodontite poderá mesmo resultar na perda de um ou mais dentes.

Como manter as gengivas saudáveis? Escovando bem os dentes!

Promover a saúde das nossas gengivas é o primeiro passo rumo a uma boca saudável. Para tal, devemos ter em mente, em primeiro lugar, que a ideia de que devemos escovar os dentes com força, utilizando uma escova dura, é falsa. Acontece que o sulco, isto é, o espaço entre os dentes e as gengivas – é um terreno fértil para a formação de bactérias. Ora, este espaço é muito difícil de limpar com uma escova de dentes dura, uma vez que os seus filamentos não se adaptam à sua estrutura.

Neste caso, podem verificar-se dois cenários:

  1. O sulco encher-se de bactérias e infetar;
  2. Destruir as gengivas por se fazer demasiada pressão, na tentativa de limpar o sulco.

Por sua vez, qualquer um destes cenários pode conduzir à retração das gengivas, expondo o “colo” do dente, isto é, a área entre a coroa e a raiz. Consequentemente, a retração das gengivas pode levar à dor de dentes, formação de cáries, infeções, gengivite, periodontite e até, em situações mais graves, à perda de dentes.

Como escovar os dentes?

O primeiro passo para uma escovagem de dentes eficaz, que promova a saúde das gengivas, passa pela escolha de uma escova de dentes suave, com filamentos delicados e finos. Depois disso, o passo seguinte é o controlo da pressão com que escovamos os dentes. 

Assim, quer queiramos manter as gengivas saudáveis e limpas para prevenir problemas existentes ou lidar com problemas de gengivas já existentes, de forma a não os agravar, aconselhamos a que a lavagem dos dentes seja feita tal como explicamos neste guia.

Por que é que é tão importante cuidar das gengivas?

Cuidar bem dos nossos dentes e gengivas conduz a um melhor estado geral de saúde, uma vez que, ao entrarem na corrente sanguínea através das gengivas inflamadas, as toxinas bacterianas da boca poderão colocar em risco a saúde do nosso coração, pulmões, cérebro e sistema imunitário.

Segundo os especialistas, a saúde da nossa boca está diretamente relacionada com a saúde do nosso corpo, não existindo uma separação entre a saúde oral e o estado geral de saúde. Assim, a manutenção de bons hábitos de saúde oral, baseados no controlo adequado da placa bacteriana, pode contribuir para melhorar a saúde de todo o nosso corpo.

Fonte:


Stevanović A. Taking care of your gums: The Ultimate Guide [Internet]. CURAPROX. [citado 22 de Março de 2022]. Disponível em: https://curaprox.ca/blog/post/how-do-i-take-care-of-my-gums