Se adoram hambúrgueres, mas não querem incluir carne na vossa dieta, temos a receita ideal: hambúrgueres de soja, que podem ser servidos no pão ou no prato.
Tal como tantas outras receitas hoje conhecidas, os hambúrgueres (sandes de carne) parecem ter sido criados por acaso, por necessidade de desenvolver uma refeição que fosse fácil de confecionar e rápida de comer em qualquer altura ou lugar. Extremamente populares nos Estados Unidos – onde alegadamente têm origem – fazem parte da gastronomia norte-americana e quase todas as cadeias de fast food do país têm a sua própria versão.
Originalmente feitos com carne de vaca picada, já há uma série de variações com outras carnes e até peixe ou legumes (tal como é exemplo esta nossa receita de batata doce). No entanto, a popularidade advém do produto final. Esta sandes costuma incluir alface, tomate, queijo e às vezes pickles, ketchup, entre outros ingredientes.
Se adoram este prato, mas não querem incluir carne na vossa dieta, temos a receita ideal: hambúrgueres de soja, que podem ser servidos no pão ou no prato. O segredo para qualquer receita é não só a dedicação, mas também os condimentos. Com recurso a vegetais e especiarias, partilhamos um segredo vegetariano para conquistar pequenos e graúdos.
Nesta receita, há um elemento que não pode faltar: linhaça. Quando combinada com água ou outro ingrediente líquido, esta semente tem propriedades aglutinadoras, funcionando um pouco como o ovo.
Ingredientes
- 150 gramas de soja granulada (disponível nos principais supermercados)
- 100 gramas de quinoa
- 100 gramas de cenoura crua ralada
- 100 gramas de cebola finamente picada
- 50 gramas de linhaça moída
- Condimentos a gosto (sugerimos juntar alho em pó, pimenta, manjericão, curcuma e noz moscada)
- Ovo (opcional)
- Óleo de coco
Modo de preparação
- Em panelas separadas, demolhamos a soja em água quente durante 15 minutos, e cozemos a quinoa durante outros 15. Reservamos ambos.
- Refogamos a cebola em óleo de coco juntamente com os temperos.
- Juntamos a cenoura ralada, a soja demolhada e a quinoa, mexendo bem.
- Em seguida, acrescentamos a linhaça moída ao preparado e continuamos a mexer muito bem. O resultado será uma pasta – suficiente para nove doses individuais – que deveremos moldar, com cuidado, para formar os hambúrgueres de soja.
- Quando estiverem prontos, envolvemo-los separadamente em película aderente, colocamo-los no congelador e aguardamos durante três horas.
- Quando quisermos cozinhá-los, basta retirá-los do congelador e fritá-los numa frigideira com um pouco de óleo de coco. Preferem levá-los ao forno? Também podem! Lembrem-se só que devem demorar mais tempo a ficar prontos.
Gostamos de servir estas delícias em pão de centeio com uma folha de alface, rodelas de tomate – conferem frescura ao hambúrguer –, uma fatia de queijo e molho de iogurte com alho*. Outra opção é servir este hambúrguer de soja no prato, acompanhado com palitos de batata doce no forno ou uma salada bem temperada, cheia de verduras frescas. Temos a certeza que toda a família vai adorar!
*O molho de iogurte é extremamente fácil de se fazer: basta juntar três dentes de alho ralados, um iogurte grego natural (sem açúcar adicionado), sal e um fio de azeite. Nós gostamos da consistência cremosa, mas se preferirem uma textura mais suave e líquida, podem passar tudo no liquidificador.