Comprar húmus no supermercado pode ser a opção mais simples e prática. No entanto, temos a certeza que, depois de experimentarem fazer o vosso próprio húmus em casa e de verem como este é simples e delicioso, nunca mais vão sequer pensar em escrever esta palavra na lista de compras.
O húmus é uma pasta cremosa, originária do Médio Oriente, cujo ingrediente principal é o grão de bico cozido. A este, junta-se, normalmente, um conjunto de outros ingredientes saudáveis, entre os quais se destaca a pasta de sésamo (thaini) e o sumo de limão.
Por ser tão saboroso e saudável (desde que não leve óleo na sua composição, o que é comum acontecer em produtos de compra), o húmus tem vindo a ganhar uma grande popularidade em cada vez mais mesas, como entrada, petisco ou mesmo como snack.
Esta é mais uma daquelas receitas que adoramos preparar e recomendar, uma vez que basta colocar os ingredientes no processador e fazer a magia acontecer. No entanto, atenção: o segredo para obter o melhor resultado está na ordem pela qual adicionamos os ingredientes. Por isso, aconselhamos a que não tenham a tentação de acrescentar todos os ingredientes ao processador de uma única vez. Em vez disso, sigam à risca a receita que partilhamos agora.
Receita saudável de húmus
Ingredientes:
- 250 gramas de grão de bico cozido
- Sumo de 1 limão grande
- ¼ de chávena de tahini
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ colher de chá de cominhos em pó
- ½ colheres de chá de sal
- 2 a 3 colheres de sopa de água
- Pimenta moída q.b.
Modo de preparação:
- No processador de alimentos, começamos por misturar bem, durante 1 minuto, o tahini com o sumo de limão;
- Raspamos bem as paredes do processador, empurrando para baixo e processando os dois ingredientes por mais 30 segundos;
- Juntamos o azeite, o alho, os cominhos e o sal ao processador, misturando durante 30 segundos;
- Adicionamos metade da quantidade de grão de bico cozido, processando durante 1 minuto e, de seguida, adicionamos o restante grão, processando tudo por mais 1 a 2 minutos, até que o húmus esteja bem cremoso (para tal, vamos adicionando água, com o processador em funcionamento, se possível, até obter a consistência desejada);
- Vertemos o húmus para uma tigela, regando a superfície com um fio de azeite e pimenta moída a gosto.
10 sugestões de acompanhamento para o húmus
- Pão de pita;
- Palitos de vegetais crus (cenoura, aipo, pepino, pimento, beterraba, …);
- Palitos de batata doce assada;
- Fatias de maçã;
- Abacate (rechear metade de um abacate com húmus)
- Tostas (barrar pão torrado com húmus e acrescentar legumes a gosto por cima)
- Wraps;
- Tiras de peito de frango grelhado;
- Falafel;
- Ovos cozidos (cortar o ovo ao meio, retirar a gema e recheá-lo com húmus).