Acabada de sair do forno, esta lasanha de soja com legumes é extremamente reconfortante e ideal para o inverno.
Embora seja tipicamente associada à culinária italiana, registos apontam para Inglaterra como o local de nascimento da lasanha. A origem ninguém sabe ao certo. O que sabemos é que é uma comida extremamente reconfortante e ideal para o inverno – já que deve ser servida acabada de sair do forno.
Originalmente, tem como ingredientes principais massa, carne picada, tomate e queijo. No entanto, têm surgido inúmeras variações da lasanha tradicional, bastante populares um pouco por todo o mundo. Entre elas está a lasanha de peixe (geralmente com salmão), de vegetais ou de soja. Por cá, decidimos juntar os dois últimos e criar uma lasanha de soja com vegetais. Simples, rápida de fazer e muito em conta, pode até ser o prato ideal para fazer uma surpresa a amigos vegan, se forem feitas algumas alterações. Do que é que vamos precisar?
Lasanha de soja com legumes
Ingredientes
- 1 embalagem de cogumelos da vossa preferência (200g)
- 1 pacote de espinafres frescos (aproximadamente 300g)*
- 1 embalagem de tomate cherry (aproximadamente 250g)
- 1 embalagem de chicken chunks (à venda no supermercado Aldi e na Prozis)
- 1 embalagem de folhas de lasanha fresca (contém ovo) OU 1 embalagem de lasanha dura – sêmola (não contém laticínios nem outros produtos de origem animal)
- 500ml de béchamel – podem optar pela gama ‘levíssima’ da Parmalat, ou escolher uma opção vegan, disponível em vários supermercados, incluindo Auchan
- 400g de queijo ralado da vossa preferência (opções vegan disponíveis em quase todos os supermercados)
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
*é importante que os espinafres sejam frescos, pois os espinafres congelados contêm muita água e estão amolecidos, podendo conferir ao prato um sabor diferente
Modo de preparação
Andamos sempre à procura de receitas tão saudáveis quanto saborosas e esta não é exceção. Assim, a nossa lasanha de soja e vegetais só irá precisar de forno, nada mais. Os vegetais não precisam de ser cozidos – o que faria com que perdessem alguns nutrientes – ou sequer salteados. Vamos, simplesmente, acrescentá-los todos no tabuleiro do forno e aguardar.
- Antes de mais, pré-aqueçam o forno a 180ºC. Disponham as placas de lasanha fresca de forma a cobrir o fundo do tabuleiro com uma camada. Se estiverem a fazer com a lasanha dura, sugerimos que demolhem as placas antes, em água a ferver (cerca de cinco minutos) para amolecerem um pouco.
- Em seguida, cortem todos os ingredientes e vão criando camadas pela seguinte ordem: espinafres, pedaços de soja, cogumelos, tomates, béchamel, queijo ralado e placas de lasanha. Não se esqueçam de ir adicionando sal e pimenta entre camadas.
- Na última camada, os legumes e a soja deverão ser cobertos com as placas de lasanha, béchamel e o resto do queijo. Dependendo da dimensão do tabuleiro, esta quantidade de ingredientes deverá dar para criar, pelo menos, duas camadas.
- Em seguida, deixem cozinhar durante 45 minutos numa temperatura baixa, entre os 150ºC e os 170ºC, dependendo da potência do forno. Para confirmar que a lasanha está no ponto, piquem com um garfo até ao fundo e certifiquem-se de que os ingredientes (incluindo as placas) estão bem cozinhados.
E agora? É juntar família e amigos e desfrutar! Se sobrou uma grande quantidade, sugerimos que congelem – em porções individuais ou como um todo – para outra refeição ou até para levar para o trabalho.
Sabemos que esta lasanha pode ser de comer e chorar por mais e nada como rematá-la com uma sobremesa saudável. Assim, sugerimos um gelado vegan de banana ou uma tarte de maçã sem glúten…
Hummmm…mas não tem de ser um ou. Que tal uma fatia de tarte de maçã com uma bola de gelado de banana? Perfeito!