A alfarroba apresenta alguns benefícios para a nossa saúde, devido ao facto de ser rica em fibras, proteínas e hidratos de carbono, às suas propriedades antioxidantes, bem como à presença de baixos níveis de gordura e de açúcares.
A alfarroba é uma leguminosa com aparência semelhante às vagens do feijão ou das ervilhas, embora de cor escura, que nasce na alfarrobeira, uma árvore careterizada pela sua sobrevivência em climas semi-áridos onde outras plantas teriam dificuldade em se desenvolver.
Algumas pessoas dizem que tem um sabor semelhante ao chocolate e que é uma ótima substituta do cacau, mas, temendo já o que os verdadeiros amantes de chocolate possam dizer, não nos queremos comprometer com essa afirmação. O que sabemos é que a alfarroba apresenta alguns benefícios para a nossa saúde, devido ao facto de ser rica em fibras, proteínas e hidratos de carbono, às suas propriedades antioxidantes, bem como à presença de baixos níveis de gordura e de açúcares.
Assim, a alfarroba tem um uso predominantemente culinário e pode ser encontrada à venda de várias formas, entre as quais em pó. E é precisamente de farinha de alfarroba – mas também da de trigo sarraceno (que, não sendo um produto derivado do trigo, não contém glúten), da de arroz e ainda de polvilho doce (um derivado da mandioca) – que vamos precisar para preparar a receita de hoje: um delicioso pão de alfarroba isento de glúten.
Receita de pão de alfarroba sem glúten
Ingredientes:
- 15 gramas de farinha de alfarroba
- 75 gramas de farinha de trigo sarraceno
- 100 gramas de farinha de arroz
- 75 gramas de polvilho doce
- 7 gramas de fermento de padeiro em pó
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 chávena (aprox.) de água morna com 1 pitada de sal
Modo de preparação:
- Numa tigela, começamos por juntar todos os ingredientes secos (farinhas de alfarroba, de trigo sarraceno e de arroz, polvilho doce e fermento de padeiro) e envolver tudo;
- Adicionar o azeite e, aos poucos, a água já com o sal misturado;
- Ir mexendo e adicionando lentamente a água até formar uma mistura homogénea (a textura desta massa assemelha-se mais a massa de bolo do que a massa de pão, ou seja, não será possível formar uma bola que não se cole às mãos);
- Colocar a massa numa forma de bolo inglês forrada a papel vegetal e deixá-la levedar até que a massa dobre de tamanho;
- Levar a massa ao forno, previamente aquecido a 180 graus, durante aproximadamente 30 minutos.
Outras sugestões de receitas sem glúten
Que tal preparar um hambúrguer de batata doce sem glúten para fazer uma sandwich com o nosso pão de alfarroba? E, já que vamos ter de ligar o forno, podemos sempre aproveitar para preparar uma tarte de maçã sem glúten.
Bons cozinhados!