Uma receita rápida, fácil e (mais) saudável de salame de chocolate, para a qual vamos precisar de apenas três ingredientes.
A adoção de uma alimentação saudável e equilibrada não tem de significar, necessariamente, cortar completamente com os doces. Contudo, se pudermos optar por receitas mais saudáveis que nos continuem a satisfazer a gula, a nossa saúde só nos irá agradecer.
A maior parte dos salames que encontramos nos supermercados não são, de todo, a melhor opção para quem procura uma sobremesa saudável. Por outro lado, quando procuramos por receitas tradicionais de salame de chocolate, entre os ingredientes mais comuns, além do chocolate ou cacau em pó, encontramos o açúcar, a manteiga e a bolacha.
Pois bem… o que vamos propor hoje é uma receita rápida, fácil e (mais) saudável de salame de chocolate, para a qual vamos precisar de apenas três ingredientes: amendoim, chocolate e flocos de aveia.
Ingredientes:
- 2 chávenas de amendoins torrados sem sal*
- 1 tablete de chocolate (mínimo 70% cacau)
- 100 gramas de flocos de aveia tostados (ou granola)
*Dica: em alternativa, podemos utilizar manteiga de amendoim de compra. No entanto, esta poderá ter sal ou açúcar adicionados, o que poderá comprometer um pouco a nossa receita saudável.
Modo de preparação:
- Começamos por colocar os amendoins num processador e colocamo-lo a funcionar por 4 a 5 minutos, até que adquiram a textura de manteiga de amendoim.
- Numa taça de vidro, colocamos a tablete de chocolate partida em pedaços e acrescentamos duas colheres de sopa da manteiga de amendoim anteriormente preparada (ou de compra, caso seja esta a nossa opção).
- Iniciamos o processo de derreter o chocolate em banho-maria.
- Vamos mexendo até que o chocolate derreta totalmente e forme uma mistura homogénea com a manteiga de amendoim.
- Retiramos a mistura do lume, acrescentamos os flocos de aveia ou a granola e mexemos bem.
- Vertemos a mistura dos três ingredientes para o centro de uma folha de papel vegetal e, com a ajuda do papel, formamos um rolo (o preparado deve estar embrulhado no papel em formato de rebuçado, com as laterais presas com um fio ou uma mola, por exemplo).
- Levamos ao frigorífico durante cerca de uma a duas horas, para solidificar.
- Quando o salame estiver duro, retiramos do frigorífico, desembrulhamos e cortamos em fatias.
Agora, é só servir e desfrutar deste doce sabor, com a certeza de que sabemos o que estamos a comer e que acabámos de fazer uma opção muito mais saudável do que a compra ou confeção de um salame de chocolate tradicional.