Tendinite: como aliviar a dor?

Existem algumas práticas que podemos adotar durante os primeiros dois a três dias após o aparecimento da tendinite e que podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação do tendão.

Existem tendões distribuídos por todo o nosso corpo. A sua função passa por ligar os músculos aos ossos, nas articulações.1 Quando ocorre irritação ou inflamação num tendão, estamos perante uma tendinite.2 Este é um problema que ocorre com mais frequência3:

  • nos ombros;
  • nas mãos;
  • na parte superior do braço;
  • no calcanhar;
  • no joelho;
  • junto à anca.

Os sintomas da tendinite incluem dores articulares na zona do tendão, especialmente quando fazemos movimentos; dificuldade em movimentar a articulação; sensação de estalo ou prisão da articulação, quando é utilizada, e inchaço (por vezes, acompanhado de calor ou vermelhidão).1

Entre as causas da tendinite estão pequenas lesões e desgaste dos tendões, muitas vezes explicados por atividade física intensa (ou realização de exercícios de forma errada) e por movimentos repetitivos.3 Algumas atividades que, pela repetição de movimentos, causam maior risco de desenvolver tendinites são a jardinagem, a pintura, a carpintaria, a limpeza (incluindo ações como varrer e esfregar) e a prática de alguns desportos, tais como o ténis, o golfe e o ski.4 Além disso, a tendinite é um problema comum entre pessoas de meia-idade ou mais velhas, uma vez que a idade vai causando o enfraquecimento dos tendões.3

O tratamento da tendinite depende da sua localização e severidade. Em casos mais sérios, poderá ser necessário recorrer ao aconselhamento e acompanhamento de um fiseoterapeuta. Além disso, caso a lesão não responda a outros tratamentos, pode ser necessário recorrer a cirurgia, apesar de esta opção raramente ser necessária.5

Na verdade, existem algumas práticas que podemos adotar durante os primeiros dois a três dias após o aparecimento da tendinite e que podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação do tendão.1,6 Identificaremos três, de seguida.

Como aliviar a dor causada pela tendinite?

1. Descansar 

A primeira opção a adotar em caso de tendinite passa por descansar, ou seja, parar de utilizar os músculos e tendões da zona afetada, de forma a dar tempo ao organismo para se restabelecer por si próprio. Este tempo pode variar entre alguns dias e algumas semanas, de acordo com a zona inflamada.5

No caso de a tendinite estar a ser causada por alguma atividade desportiva, a pessoa deverá reduzir a intensidade ou mesmo parar de a realizar. Nalguns casos, a utilização de uma banda, tala ou cinta poderá auxiliar na redução de movimentos necessária à recuperação (o que é particularmente importante no caso da tendinite do ombro5). Na realidade, ignorar a necessidade de descanso pode levar a complicações mais sérias.7

Elevar o tendão afetado pode também ser eficaz no alívio da dor e da inflamação.6

2. Aplicar frio e calor

A aplicação de frio e de calor na área dorida é outra das técnicas que podemos utilizar para aliviar a dor. Durante as primeiras 48 horas após a lesão, o gelo é, normalmente, mais eficaz.7 Assim, quando sofremos de uma tendinite, podemos aplicar gelo durante períodos de 20 minutos, de duas em duas ou de três em três horas1, tendo atenção para não o colocar em contacto direto com a pele.7

Após as 48 horas, o calor tende a ser mais eficaz para o alívio da dor. Assim, tomar um banho ou duche quentes ou aplicar uma toalha aquecida sobre a pele poderá proporcionar alívio da dor.7

3. Exercitar a área afetada

Logo que a inflamação do tendão melhore, exercitar a área afetada pode ajudá-lo a movimentar-se mais facilmente.3 No entanto, é preciso ter atenção: só devemos começar a movimentar a articulação quando o conseguirmos fazer sem dor. O movimento fará com que a articulação não fique rígida.1
Recorrer a um fisioterapeuta poderá também ser uma boa opção para aliviar as dores. Este profissional poderá recomendar exercícios específicos para alongar e fortalecer o tendão e o músculo afetado.7

Referências

  1. Tendonitis [Internet]. nhs.uk. 2017 [citado 29 de Junho de 2021]. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/tendonitis/
  2. Tendinitis – Symptoms and causes [Internet]. Mayo Clinic. [citado 29 de Junho de 2021]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/tendinitis/symptoms-causes/syc-20378243
  3. Tendinite [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. [citado 29 de Junho de 2021]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/doen%C3%A7as-dos-m%C3%BAsculos-bursas-e-tend%C3%B5es/tendinite
  4. Nazario B. Tendinitis: Symptoms, Causes, Diagnosis, Treatment [Internet]. WebMD. [citado 29 de Junho de 2021]. Disponível em: https://www.webmd.com/fitness-exercise/arthritis-tendinitis
  5. Tendonitis [Internet]. Harvard Health. 2014 [citado 29 de Junho de 2021]. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/tendonitis
  6. Pietrangelo A, Morrison W. What to Know About Tendinitis [Internet]. Healthline. 2019 [citado 29 de Junho de 2021]. Disponível em: https://www.healthline.com/health/tendinitis
  7. Morrison W, Brazier Y. Tendinitis: Types, symptoms, causes, and treatment [Internet]. 2017 [citado 29 de Junho de 2021]. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/175596